Postagens mais visitadas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Citricultura é discutida em Rio Preto da Eva

PRODUÇÃO DE RIO PRETO DA EVA/AM
MAIOR PRODUTOR DA REGIÃO NORTE.
O município de Rio Preto da Eva, distante 57,5 Km de Manaus, reuniu no último dia 10, autoridades municipais, sindicalistas, técnicos e produtores na sede da APAE para falar sobre citricultura. O evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Preto da Eva objetivou esclarecer aos participantes e alertar as autoridades locais e estaduais, sobre a importância dos cuidados com a fitossanidade dessa cultura, os problemas existentes e as formas de se evitar que doenças como o GREENING e CANCRO CÍTRICO, venham a ocorrer naquele município.
Durante 8 horas, representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Idam, Codesav, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amazoncitrus e produtores locais assistiram palestras proferidas pelo produtor Sebastião Siqueira que abordou a problemática da fitossanidade local, seguido pelo Eng. Agrº. João Lucas Neto da Codesav, que apresentou resultados sobre o levantamento de pragas e doenças que vem sendo realizado semestralmente pela Codesav e Ministério da Agricultuta, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Após as palestras foram realizados debates que culminaram com a redação da “CARTA DA CITRICULTURA DE RIO PRETO DA EVA”, na qual os participantes manifestam suas preocupações com a fitossanidade, solicitando das autoridades federais, estaduais e municipais providências para que estas doenças não venham a ocorrer no Amazonas, assim como ações que venham melhorar a citricultura riopretense, haja vista ser este o grande agronegócio local.

Durante o encerramento e após ouvir a leitura da CARTA, o Prefeito Municipal, reafirmou a parceria para a realização do CENSO da citricultura local, ficando a cargo do Idam e Codesav, o apoio com recursos humanos e veículos/equipamentos. Com o CENSO espera-se quantificar quanto somos? O que temos? Quanto produzimos? Quanto geramos de mão-de-obra? Qual nossa receita, entre outras informações.
Este trabalho deverá estar concluído até a FESTA DA LARANJA/2010, que acontece em julho. Para destacar a citricultura ocupa uma área de aproximadamente 1000 há, com 170 produtores rurais envolvidos, que respondem por uma produção estimada para a safra deste ano de 100 milhões de frutos.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...