Postagens mais visitadas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

América pretende divulgar jogo em Rio Preto da Eva.


Estádio Francisco Garcia Depois de romper com a empresa de marketing, a presidente do América, Bruna Alves Parente, resolveu acumular a função, e confirmou que irá ao município de Rio Preto da Eva nesta terça-feira para divulgar a partida do próximo domingo, às 17 horas, entre América x Cristal-AP, pela primeira rodada do grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro 2010.

Sobre a mobilização da torcida rio-pretense para o jogo, a mandatária americana não excluiu a possibilidade de estratégias. “Estive lá poucas vezes e não sei mensurar quanto estão, ou não, sabendo da partida. Mesmo assim, vamos contar com a ajuda da secretaria de esportes de lá para fazer divulgação”, falou.

”Vamos instalar aparelhos de som em motos e carros, e veicular nas rádios também. Como o time da cidade na competição, nós esperamos total ajuda do povo interiorano”, seguiu.

Fonte: Amazonas em Tempo / Futebol do Norte / FUTEBOLAMAZONENSE.BLOGSPOT.COM

CUPULATE - Chocolate de Cupuaçu

Cupulate - Chocolate de Cupuaçu

Cupuacu is a little to medium tree found in the Amazon rainforest that belongs to the Cocoa family, and bears fruits which are usually the size of melons. In height it commonly grows up to 20 meters. The Cupuacu fruit has been a significantly nutritional food item in the rainforest for animals and the native people.
Just as chocolate, the Cupuacu fruit is broadly admired for its creamy chocolaty delicious taste. Throughout Brazil the Cupuacu is used in creative ways such as ice cream, fruit juice, and jam.

No ano 2000, a empresa japonesa Asahi Foods fez um pedido de patente do cupuaçu no Japão e na Europa. E como se não bastasse, registrou a marca "cupulate" (tipo de chocolate feito com amêndoas de cupuaçu, desenvolvido no Brasil) como sua propriedade. O fato gerou uma grande polêmica.

Passados quase 4 anos, o departamento do governo japonês responsável pelo registro de patentes recusou o pedido da empresa Asahi Foods para o processo de obtenção do cupulate. O órgão acatou o pedido da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) reivindicando a autoria do processo e reconheceu as provas apresentadas pelos brasileiros. O cupulate é similar ao chocolate produzido com cacau e foi criado por pesquisadores da Embrapa em Belém (PA) na década de 1980.

O primeiro pedido de patente foi feito em 1990. Mas, com a nova lei brasileira de patentes, de 1996, a Embrapa decidiu fazer um outro pedido de privilégio da invenção, concedido em março de 2003. Segundo a Embrapa, durante todo esse tempo, foi dada a devida publicidade à invenção por meio de revistas científicas. Entretanto, em 2000, a empresa japonesa Asahi Foods fez pedido de patente do produto no Japão e na Europa. Além disso, registrou a marca cupulate como sua propriedade.

No Brasil, a coisa não ficou só na polêmica. Organizações que atuam em defesa da Amazônia lançaram até um vídeo de protesto contra a patente do cupuaçu.
O site do Greenpeace (www.greenpeace.org.br) divulga um artigo no qual a indignação fica clara. Como diz o artigo, "a Amazônia brasileira possui uma biodiversidade tão grande que é muito pouco conhecida. É inaceitável que nosso patrimônio continue a ser explorado sem que os benefícios sejam revertidos para as populações tradicionais, que mantém a integridade da floresta.

É realmente mais uma prova de que o Brasil precisa dar mais atenção à sua biodiversidade. Se já não bastasse a biopirataria...". E agora vamos conhecer melhor o elemento principal desta polêmica. Com vocês, o cupuaçu!









Nome popular da árvore: cupu; cupuaçueiro; cupuaçuzeiro
Nome popular do fruto: cupuaçu
Nome científico: Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum
Família botânica: Sterculiaceae
Origem: Brasil - Amazonas
Espécies Semelhantes: Theobroma subincanum, Theobroma spruceanum, Theobroma atrorubens, Theobroma bicolor, Theobroma obovatum.

Características: A árvore alcança uma média de 10 a 15m de altura. Há referências de exemplares com até 20 m.
As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior.
As flores são grandes, de cor vermelho-escura e apresentam características interessantes: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, como nas outras variedades de theobromáceas, mas sim nos galhos.
Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento.
A casca é dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática.
Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família. Cultivo Clima ideal: Temperatura média anual entre 22 e 27ºC.
Solo: Solos de terra firme e profundos, com boa retenção de água, fertilidade e com boa constituição física, pH entre 6,0 e 6,5.
Mudas: A planta pode ser multiplicada por enxertia e por sementes. A árvore que dá o cupuaçu é nativa da parte oriental da Amazônia. A atualmente a espécie é encontrada em toda a bacia amazônica do Brasil e dos países vizinhos. Nestas regiões, não importa se nas capitais, cidades ou vilarejos: quase todas as casas possuem um ou mais pés de cupuaçu em seu pomar.

O cupuaçu representou, tanto para as populações indígenas quanto para os animais, uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica. Nas tribos indígenas, o suco de cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé, era utilizado para facilitar nascimentos difíceis. As sementes do cupuaçu são utilizadas por indígenas até hoje para aliviar dores abdominais. A manteiga preparada a partir das sementes é utilizada em queimaduras, para acalmar as dores. A casca do fruto apresenta razoáveis teores de potássio ferro, manganês e outros nutrientes, e é usada, em mistura com outros resíduos da agroindústria de frutas, como adubo orgânico. Com a polpa do cupuaçu é possível preparar diversos tipos de doces: sucos, sorvetes, cremes, gelatinas, espumas, pudins, tortas, bolos, pavês, biscoitos, compotas, geléias e o agora famoso e polêmico "cupulate".

O cupuaçu é um parente muito próximo do cacau (ambos pertencem ao gênero Theobroma - veja também Cacaueiro). Embora sejam diferentes externamente, são as ricas e gordurosas sementes do cupuaçu que aproximam os dois frutos: delas é possível extrair uma pasta semelhante àquela com que se produz o chocolate e a manteiga de cacau. Para cada tonelada de sementes frescas obtém-se 180 kg de cupulate e 135 kg de manteiga, que é usada na formulação do produto em tabletes. A gordura extraída das sementes tem larga aplicação na indústria de cosméticos.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu pesquisa com a fabricação do chocolate a partir do cupuaçu. A professora Suzana Caetano da Silva Lannes, do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, responsável pela pesquisa, trabalha com o desenvolvimento do chocolate de cupuaçu há seis anos. "Esse é um produto com grande potencial, pois o preço da gordura do cupuaçu, que entra na formulação do chocolate, custa cerca de um terço da gordura do cacau", afirma. Além da vantagem econômica, o "chocolate" de cupuaçu também é mais saudável. Segundo a pesquisadora, essa fruta tem o teor de teobromina, substância com efeitos estimulantes como os da cafeína, bem menores que os do cacau. A diferença entre os teores das duas frutas gira em torno de 85%. Mais informações sobre o cultivo podem se obtidas clicando no site aba
ixo:

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...