Postagens mais visitadas

sexta-feira, 20 de julho de 2018

ELEIÇÕES 2018

Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois para as eleições 2018 é instalado no Amazonas

Na manhã do dia 7 de junho, o Vice-Presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, esteve reunido com representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais do Amazonas, para a reunião de instalação do Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois para as eleições 2018, que funcionará numa sala do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus. 
O anúncio que aconteceu na sede do arcebispado de Manaus, contou com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, do presidente da OAB/AM, advogado Marco Choy; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM, Manoel Júnior; do presidente do Conselho Regional de Economia – Corecon, Francisco Mourão Júnior e do representante da Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj, Wilson Reis, dentre outros convidados.
 
Em ano em que se mantém a crise política com vinculação direta ao quadro de 13 milhões de desempregados e 14 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza no país, com reflexos diretos na economia brasileira, além dos escândalos de corrupção que atingem os partidos e os membros dos Poderes da República, pessoas e entidades resolveram mais uma vez colaborar com o processo eleitoral, que culmina com a realização das eleições gerais marcadas para outubro.
A Comissão Pré-Comitê considera que a lisura do processo eleitoral deve ser compromisso de todos envolvidos nestas eleições, principalmente do eleitor, que não deve abrir mão de seu direito ao voto, consciente de que o mesmo deve ser realizado com base a programas e candidatos éticos, comprometidos com as mudanças necessárias para saída da crise instalada.

No momento de avaliações do quadro de conjuntura política e econômica, as entidades lembram da mensagem da 56ª Assembleia Geral da CNBB ao povo brasileiro, a qual destacou em documento, o compromisso e a esperança nestas eleições de 2018. Afirma parte do documento: “ . . . neste ano eleitoral, o Brasil vive um momento complexo, alimentado por uma aguda crise que abala fortemente suas estruturas democráticas e compromete a construção do bem comum, razão da verdadeira política. A atual situação do País exige discernimento e compromisso de todos os cidadãos e das instituições e organizações responsáveis pela justiça e pela construção do bem comum“.
Participantes do comitê
Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas; Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB (Norte1), Conselho Regional de Administração do Amazonas – CRA-AM, Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Conselho Regional de Economia – Corecon, Sindicato dos Fazendários do Amazonas, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - Mcce, entre outras.
Histórico
Comitê de Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com objetivo de propor uma reforma política inclusiva com mais participação da mulher na vida política, com mais negros e índios nos parlamentos e nos governos; fazer campanha de conscientização sobre a importância do voto para melhorar a qualidade da democracia e dos políticos brasileiros; fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral, porque o representante ou governante eleito por meios ilícitos, tende a ser um péssimo gestor e corrupto.
Conquistas
O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois – é uma representação no Amazonas do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, formado há 20 anos por mais de 120 entidades da Sociedade Civil e coordenado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e já contabiliza importantes conquistas:
- Lei 9840/99 de iniciativa popular que pune com a cassação do registro de candidatura ou do diploma de eleito político que compra votos na pré-campanha ou nas eleições;
- Lei Complementar 135/2010 de iniciativa popular, que torna inelegível político ou governante condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, que cometido crimes contra a economia popular, contra a vida, por improbidade administrativa, por corrupção, por abuso de autoridade, por agressão ao meio ambiente e outros.
- Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI contra o financiamento empresarial nas campanhas políticas. A ADI proposta pela OAB, conseguiu a declaração de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal – STF proibindo o uso do dinheiro de empresas para financiar campanhas políticas no Brasil.
- Ação de Inconstitucionalidade contra as doações ocultas, sendo julgada procedente pelo STF.
Eleição Suplementar 2017
Na Eleição Suplementar de 2017, no Amazonas, o Comitê recebeu 26 denúncias de irregularidades. Deste universo, 13 foram encaminhadas na forma de representações à Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal - PRE/MPF, resultando em investigações e punições de candidatos participantes na eleição. Outras denúncias foram encaminhadas, na forma de ofício, ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas - TRE/AM, como sugestões para buscar solução, por exemplo, à falta de transporte gratuito e de transparência dos gastos de candidatos e partidos políticos. Além do propor documento com compromisso público para que não fosse usado o caixa dois na eleição de todos os candidatos que concorreram ao pleito. Ademais, o comitê coordenou dois debates entre os candidatos ao governo do Amazonas.
Comitê nas eleições municipais
Nas eleições municipais de 2016, o comitê realizou duas (02) palestras de atualização da lei eleitoral direcionadas aos candidatos, promoveu representações ao Ministério Público Eleitoral contra propaganda ilegal e contra o uso da máquina pública. Fez cinquenta reuniões com a sociedade civil sobre a importância do voto com compromisso social, além da realização do debate entre os candidatos que disputaram o cargo à Prefeitura de Manaus.
Carta Compromisso 2018
Neste ano, o comitê vai ampliar a participação do número de entidades, o Conselho Regional de Administração do Amazonas, que fará parte da coordenação, assim como o Conselho Regional de Economia – Corecon.
O trabalho de conscientização da importância do voto vai continuar, assim como as fiscalizações e as representações aos órgãos de fiscalização e de julgamento da lei eleitoral, tais como: ministério público eleitoral, polícia federal e justiça eleitoral. Soma-se a isso, a elaboração da carta com 10 compromissos destinada aos candidatos que irão concorrer ao governo do Amazonas, com objetivo de criar a governança com ética, promover o desenvolvimento econômico e o exercício da cidadania.
Representantes do comitê
Wilson Reis (Federação Nacional dos Jornalistas) 9- 9186-0465
Frei Paulo (CNBB) 9-9192-1975
Manoel Júnior (CRC/AM) 9- 8127-9230
Francisco Mourão (Corecon) 9-8414-64-59
Carlos Santiago (OAB/AM) 9 – 9977-9680
Padre Geraldo Bendaran 9-9501-25-42

Fonte: Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois para as eleições 2018 no Amazonas.

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...