Postagens mais visitadas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CICLISTA VEM DO RIO DE JANEIRO PARA RIO PRETO DA EVA DE BICICLETA

O que pode levar um marceneiro carioca como Marcelo Toledo, 40, jogar tudo para o alto por um sonho que ele poderia concretizar na Quinta da Boa Vista ou na Floresta da Tijuca ali pertinho da sua casa? O sonho de tomar banho no maior rio do mundo em tamanho e volume de água - o rio Amazonas. E foi por esse sonho, que Marcelo Toledo pegou sua bicicleta Bike e veio realizar o seu sonho. Ele saiu com mais dois amigos do Rio de Janeiro no dia 22 de outubro passado. Quando chegou em Manaus no seu aniversário, há três dias, foi de bicicleta do centro até o Jorge Teixeira procurar a empresa "Omar Distribuidora". O dono ele encontrou no mês anterior em Alter do Chão, de férias. Uma funcionária indagou de Marcelo: "Você veio do centro até aqui (Zona Leste) de bicicleta?". Resposta: "Estou vindo do Rio de Janeiro de bicicleta até Manaus". O susto da moça foi refeito com a chegada do patrão que um tanto incrédutlo o recebeu em festa. É a primeira vez, ao que consta, que um ciclista cruza a rota Brasília-Belém-Santarém-Juruti-Vila Amazônia. O trecho de Parintins a Itacoatiara foi feito de barco. Marcelo pedalou os 263 kms da AM-010. Dormiu nos fundos da igreja católica da Vila de Lindóia (km 180 da AM-010) e chegou pedalando ao Rio Preto da Eva, e como faz sempre que chega a uma cidade, foi conhecer o seu centro e se possível um mirante. Conversava com um morador local que lhe contava a história da cidade filha do surgimento da mais importante estrada amazonense, quando Marcelo decidiu lhe perguntar quem era o prefeito da cidade. "É o prefeito Fúlvio Pinto mas é muito difícil encontrá-lo na cidade". A língua do morador deve ter queimado. O prefeito tinha acabado de chegar e ajudou o ciclista com um dinheirinho.

MUNICÍPIO DE RIO PRETO DA EVA...

CONHEÇA O AMAZONAS: RIO PRETO DA EVA RIO PRETO DA EVA E SUA CRIAÇÃO:
As origens do município se prendem a Manaus. Sede de capitania em 1791, perdendo este título em 1799 e recuperando definitivamente em 1808, atual capital do Estado foi elevada a cidade em 1856, quando contava com cerca de 4.000 habitantes. Na última década do século passado e nas primeiras décadas do atual, a região conheceu notável surto de prosperidade, com a fase áurea da borracha. A urbanização da cidade ganhou características européias, surgindo construções grandiosas, como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, etc. Com o declínio econômico, a região passou a viver fase de prolongada recessão, invertendo-se a tendência a partir da criação da Zona Franca e do Distrito Industrial. Como reflexo dessa fase de desenvolvimento, a área periférica da capital passou a ostentar maior envergadura econômica e social. Dando expressão política a essa realidade emergente, a Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.81, desmembrou de Manaus a então colônia do Rio Preto da Eva, que com território adjacentes de Itacoatiara e Silves, veio a constituir o Município Autônomo de Rio Preto da Eva. O município Rio Preto da Eva é um dos mais recentes municípios criados no estado do Amazonas, cuja instalação deu-se pela segunda vez em 1981. A Lei nº 1, de 12.04.1961, eleva à categoria de município pela primeira vez, sob o Governo de Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, com o nome de Eva, com sede do mesmo nome localizado em um sítio aquém do Rio Preto da Eva, às margens do rio Grande. Com o advento da Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.1981, eleva à categoria de município, pela segunda vez, porém com o nome de Rio Preto da Eva, situado a altura do km 80 da rodovia Torquato Tapajós, também denominada como rodovia AM-010, ligando a capital à vizinha cidade de Itacoatiara. O nome Rio Preto da Eva veio em conseqüência das águas pretas (ou escuras) do rio que banha a localidade (ou aquele município) desembocado no Paraná da Eva. O estabelecimento do município deve-se ao fato de ter sido implantado a colônia agrícola por imigrantes japoneses e alguns colonos brasileiros que se instalaram em fins de 1967, três anos após ter chegado a estrada do Rio Preto, possibilitando a tornar-se município, vindo a ocorrer em dezembro de 1981, conforme deliberação tomada pelo governador José Lindoso.
RIO PRETO DA EVA E SEU TURISMO:
É famoso pela festa da laranja Eventos: • Carnaval “Eva me leva” (fevereiro) • Aniversário do Município (31 de março) • Festa de São Pedro – Padroeiro do município (29 de junho) • Feira da Laranja (1º quinzena de agosto)

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...