Postagens mais visitadas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA




                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo
 


Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, localizada no município de Rio Preto da Eva, concluiu a construção de sua nova igreja matriz e a inaugurou no dia 20 de junho de 2015, com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani; do bispo auxiliar Dom Mário Antônio; o bispo de Parintins, Dom Giuliano Frigenni; o pároco Robert Mathew Pallichankudy, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) e diversos padres, diáconos e religiosas. O evento também marcou a programação do início dos festejos de São Pedro no município.

Na solenidade de inauguração, antes de adentrarem a Igreja,  Dr. Naciano Filizola fez memória dos primórdios até a chegada do momento atual.  Segundo ele, quando o município foi criado já havia a presença da Igreja Católica, por meio da área missionária coordenada pelo PIME, com o Pe. Giuliano Frigenni, hoje bispo de Parintins. Lembrou os pioneiros que iniciaram com uma pequena igrejinha e tantos outros que trabalharam para o erguimento da Igreja São Pedro, construída em um terreno de 1.836 metros e perímetro de 174 m, conseguido através de permuta entre a Igreja e a prefeitura. A pedra fundamental foi lançada no dia 28 de junho de 2006, com a presença do então bispo auxiliar Dom Sebastião Bandeira e estava a frente da Paróquia o padre Marco Bennati. A construção foi prosseguida na administração do  padre Robert Mathew Pallichankudy.  

A igreja tem capacidade para 600 pessoas, em sua arquitetura não há colunas e na parede do altar foi esculpida a santa ceia por artistas do município de Parintins. “O custo da Igreja foi o trabalho e dedicação de toda a comunidade que trabalhou e orou para que Deus nos abençoasse e tornasse possível inaugurar este templo para a Glória de Deus e felicidade de todos nós. Agora com a obra pronta, precisamos agora nos ajoelharmos e orarmos para que a situação do município mude  e vai mudar com as bênçãos de Deus e oração de todos nós”, concluiu Dr. Naziano Filizola. 

Dom Giuliano foi convidado a fazer o desvelamento da placa inaugural da igreja e Dom Mário Antônio cortou a fita da porta principal, simbolizando a abertura oficial do templo.  Em seguida, Dom Sérgio iniciou uma oração de benção e convite para que a comunidade adentrasse o local.  

Dentro da Igreja iniciou-se a celebração eucarística com o rito de dedicação do altar e benção da Igreja.  Dom Sérgio abençoou a pia batismal com a água para aspersão nos presentes, como sinal de penitência e memória do batismo, e para a purificação do altar e paredes da Igreja. Após o Evangelho e a homilia, todos cantaram a ladainha de todos os santos, com a finalidade de lembrar que a Igreja caminha neste mundo unida com a Igreja do céu onde estão os santos que encontraram a glória de Deus.  Em seguida, o arcebispo fez a oração de consagração da capela, templo espiritual, quando suplicou as bênçãos de Deus sobre o local que deve ser santo onde os fiéis deverão adorar a Deus em espírito e verdade, templo constituído de pedras vivas e firmes sob o fundamento dos apóstolos, com Cristo Jesus, que é a grande pedra angular.    

Seguindo o rito, o altar foi ungido com óleo por Dom Sérgio e as doze cruzes espalhadas pelas paredes do templo por Dom Mário Antônio. A unção da igreja significa que ela é dedicada totalmente e para sempre ao culto cristão. Depois o incenso foi queimado sobre o altar para significar que o sacrifício de Cristo sobe para Deus em odor de suavidade  e também para exprimir que as orações dos fiéis sobem até ao trono de Deus, por Ele aceitas e a Ele agradáveis. Em seguida a incensação do altar. Por fim, aconteceu a iluminação do altar, quando se acenderam as vela do altar e as espalhadas pela Igreja, seguida da preparação do altar, ornado como mesa do banquete para o Sacrifício Eucarístico.

“Jesus chama seus discípulos para irem a outra margem, para irem adiante, e nós estamos aqui reunidos para dedicar esse belíssimo templo porque muita gente teve coragem de por as mãos à obra. Gente que acreditou na Igreja e na comunidade, que pressionados pelo amor de Cristo puseram as mãos à obra, formaram comunidade e construíram esse templo. Nós estamos celebrando fé, compromisso, fidelidade, amor, generosidade. Quanto tempo gasto para formar as comunidade e as pastorais para o anúncio do Evangelho. Quanta vida, quanta missão, quanta coragem de ir para a outra margem e não se acomodar. Eu faço votos de que não paremos por aqui. Que esta conquista seja um motivo a mais para que continuemos a evangelizar a anunciar Jesus, formar comunidades e impulsionar toda a ação pastoral da Igreja. Que toda a Igreja que está aqui seja viva, missionária e generosa”, declarou Dom Sérgio. 

Dom Sérgio explicou que na dedicação de uma Igreja ocorre como se fosse um batizado do templo, iniciando com a bênção da água que depois é aspergida no povo e nas paredes da Igreja,  e em seguida acontece a unção do altar e das paredes com o óleo.  “Isso quer dizer que este lugar será consagrado a Deus, torna-se um espaço sagrado onde se reúne o povo de Deus que é o templo do Espírito Santo, do corpo de Cristo. É sagrado porque Deus se faz presente, porque se proclama a Palavra de Deus, se celebram os sacramentos, a eucaristia no altar de pedra fixa e não uma mesa qualquer, pois a Eucaristia é a Aliança definitiva de Deus com a comunidade, a presença real do Cristo no meio de nós”, explicou Dom Sérgio. 

Padre Robert, ao final da celebração, agradeceu a Deus por tudo que a paróquia tem hoje nessa caminhada de lutas e conquistas e aos presentes que de alguma forma contribuíram seja com apoio, orações. “Juntos conseguimos realizar nossa proposta, por isso em primeiro lugar agradeço a Deus. Nós trabalhamos duro e estendo os agradecimentos a cada uma das comunidade que sempre contribuíram para a realização desta obra. Aos que deram apoio financeiro, que foram muitos, demostrando sua caridade. Foram comerciantes, empresários, benfeitores, instituições,  autoridades, amigos, paroquianos e não paroquianos, católicos e não católicos, que nos ajudaram com tanta caridade, nossos agradecimentos que são pequenos diante das bênçãos de Deus”, encerrou.  

 Fonte:   
 Texto: Ana Paula Gioia Lourenço
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus. 

Fotos: Elen Brasil (Paróquia São Pedro Apóstolo de Rio Preto da Eva). 












Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...