Postagens mais visitadas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Projeto Juventude na Rua Com Dignidade - PJRCD



















Um Projeto Social que visa criar espaço para adolescentes e jovens nas práticas esportivas, culturas e de cidadania aberto para a participação de todos sem exclusão... Um projeto idealizado por assessores da Pastoral da Juventude de Rio Preto da Eva/Am, coordenado e execultado pelos os próprios jovens...

JUSTIFICATIVA:
O município de Rio Preto da Eva está situado a 79 km da Capital do estado, através da AM – 010. Possui cerca de vinte e sete mil (27. 000) habitantes, grande parti desses habitantes são jovens carente financeiramente e espiritualmente que precisam de atividades de ocupação, pois com a execução dos eventos do calendário oficial local e o início da implantação do projeto de urbanização e com o crescimento de pontos turísticos na cidade, a demanda de visitantes no município cresceu significantemente e vem se mantendo freqüente desde o período de novembro de 2005. Em média, 15 a 20 mil pessoas freqüentam praias e balneários nos finais de semana e feriados, em busca de lazer e entretenimento. Com o crescimento da demanda de público, surgi também o crescimento de problemas com drogas, prostituição, violência e favelas que acabam influenciando diretamente na vida dos jovens. Preocupados com o crescimento negativo das novas gerações que por falta de espaço e de iniciativas para uma diversão sadia acabam por optar caminha errados, houve a necessidade indispensável de criar o Projeto Juventude na Rua Com Dignidade (PJRCD) de fácil acesso para que os jovens não tomem rumos errados em suas vidas, podendo ocupar seu tempo praticando esporte e atividades culturais e de cidadania. 


OBJETIVOS:

Geral

Incentivar e orientar o jovem na busca de suas aptidões esportivas e culturais, talentos e sonhos e no seu desenvolvimento como cidadão comprometido com a realidade social que o cerca. Ajuda-los a despertar o interesse pelas atividades esportivas e culturais de maneira acessível para todos; ajuda-los a realizar uma experiência de convivência cristã com o outro e consigo mesmo. 

Específicos 

 Ampliar as oportunidades de ocupação e de diversão para os jovens;
 Aumentar a participação dos jovens na Pastoral da Juventude e na comunidade;
 Promover a educação na convivência de grupo de jovens;
 Promover a cultura da cooperação estimulando a criação de equipes esportiva e grupos culturais;
 Resgatar a cultura como fator de agregação de valores, promovendo artistas e desportistas com a cara da terra local;
 Orientar sobre a utilização racional e controlada dos recursos naturais baseado no código e demais legislações ambientais;
 Articular parceria para o fortalecimento do projeto. 

IMPORTANCIA DO PROJETO:
O projeto nasceu da necessidade de resgatar os preceitos dos JOVENS na comunidade e promover um diferencial para o Município de Rio Preto da Eva como forma de valorização da cultura, do esporte e da cidadania local. Pôr jovens da Comunidade e da Pastoral da Juventude à frente, como centro referenciais dos demais projetos.


O PROJETO TEM FINS:
 Educativos: Levar informações embasadas na pratica das atividades esportivas, culturais e de cidadania com disciplina e responsabilidade; Conscientizar os participantes quanto à preservação do meio ambienta ecologicamente coreto; Conscientizar e formar jovens na questão da cidadania. 
 Orientativo: Visa fornecer aos jovens orientações quanto as potencialidade de que tem em suas mãos, quanto à necessidade de valorizar seu trabalho, reforçando a presença dos órgãos públicos junto aos mesmos; 
 Religioso: Aproxima-los de experiências de confronto consigo mesmo que suponham um desafio a sua capacidade de conhecerem-se e aceitarem-se e lhes exijam iniciativa à decisão pessoal, experimentando a presença de DEUS, em suas vidas juntos à outros jovens da mesma realidade e de realidades diferentes. 

CONCLUSÃO:


O Projeto Juventude na Rua Com Dignidade (PJRCD), é uma resposta aos anseios da comunidade quanto às atividades culturais, esportivas e de cidadania desenvolvidas no nosso município.

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...