Postagens mais visitadas

terça-feira, 26 de abril de 2011

QUEM SOMOS NÓS DA PASTORAL DA JUVENTUDE

No pedaço de chão confiado à Igreja local de Criciúma a Pastoral da Juventude se apresenta como proposta de engajamento e participação do jovem na igreja-comunidade.
QUEM SOMOS NÓS DA PASTORAL DA JUVENTUDE
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz quem sabe
Almir Sater

                Identidade é o conjunto de características e circunstâncias que distingue pessoas ou coisas e graças a esta é possível individualizar-se (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).  Normalmente se discute identidade1 quando queremos afirmar quem somos, nosso lugar no mundo e também do que é próprio da nossa natureza. No caso da Pastoral da Juventude Nacional – PJ, ao se falar de identidade ela quer deixar claro qual é a sua tarefa, o seu jeito de ser, fazer, celebrar, valorizando o potencial criativo dos jovens.
                A partir de 1994, a PJ, em seus Encontros Nacionais, foi buscando clarear a sua identidade enquanto grupo organizado da igreja e que pertence ao conjunto das Pastorais da Juventude do Brasil2. Em Divinópolis, em 1996,ela pontuou sete aspectos como sendo sua identidade:
1.      Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e, a exemplo de Jesus Cristo, fazemos opção pelos pobres e jovens. Nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.
2.      Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades.
3.      Atuamos também na sociedade, inseridos nos movimentos sociais, com destaques para a participação política partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.
4.      Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, dioceses e regionais, ligados a Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando unidade na diversidade.
5.      Diante de uma política desumana de manipulação dois meios de comunicação social e de uma realidade tão diversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da sociedade.
6.      Somos Pastoral da Juventude – PJ – organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo e acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.
7.      Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando a arte (dança, poesia, música...) o lazer, o corpo, o símbolo, a cultura, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.

NA CONSTRUÇÃO DO REINO
Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter
Engenheiros do Havaí

1.      Sonhamos com uma juventude3 participativa, consciente, engajada e formada, sabendo e conhecendo seu meio e a sua realidade; uma juventude missionária, organizada, ousada, autêntica, realizada, feliz, verdadeira e sonhadora;
2.      Sonhamos em reavivar, no homem e na mulher, a liberdade e a igualdade, em dignidade e direitos, tendo por base os valores do Evangelho. Que nossa vida e nossa fé nos levem a entender as relações de gênero.
3.      Uma sociedade que tenha como prioridade a pessoa humana (o ser), um projeto social claro, com condições e oportunidades para todos, sem preconceitos, com vivencia e testemunho dos valores evangélicos, valorizando a diversidade e riquezas da pessoa e da juventude.
4.      Acreditamos na presença da Trindade, Pai/Mãe que tudo criou e justifica nossa postura de respeito ao ecossistema; que é Filho, vontade revelada que encaramos como Caminho e proposta de Seguimento; que é Espírito, enviado pelo Filho e pelo Pai, instigando-nos a sermos uma Igreja-comunidade.
5.      Sonhamos com uma igreja mais apaixonada, profética, evangelizadora, acolhedora, orante, missionária, transformadora e comprometida com o Projeto de Jesus Cristo, procurando maior participação dos jovens na comunidade, valorizando o ecumenismo e com uma opção preferencial pelos pobres, adaptada às diferentes realidades;
6.      Desejamos cultivar uma espiritualidade que recupere o sentido de Deus, presente na natureza, pela encarnação, que aprenda dos pobres a viver com sobriedade e partilha e valorize a sabedoria dos povos indígenas no tocante à preservação da natureza, ambiente de vida para todos. Assim postulamos por uma ecopolítica, quecria políticas que exigem, legalmente, o cumprimento dos requisitos de defesa da natureza.
7.      Acreditamos na “Civilização do Amor” e seus valores básicos: sim à vida; sim ao amor como vocação humana; sim a solidariedade; sim à liberdade; sim à verdade e ao diálogo; sim à participação; sim ao esforço permanente pela paz; sim ao respeito pelas culturas; sim à integração latino-americana.
8.      Dizemos não: ao individualismo, à absolutização do prazer, ao consumismo, à intolerância, à injustiça, à discriminação e à marginalização, à corrupção, à violência.
9.      Defendemos primado pela vida humana sobre qualquer outro valor ou interesse; primado da pessoa sobre as coisas; da ética sobre a técnica; do testemunho e da experiência sobre as palavras e as doutrinas; o serviço sobre o poder; a economia solidária sobre a produção de riqueza; a identidade cultural latino-americana sobre outras influências culturais hegemônicas; primado da fé e da transcendência sobre toda tentativa de absolutizar o ser humano.
10.  Sonhamos com um país liberto das estruturas de corrupção, injustiça, consumismo exacerbado, com uma terra sem males, sem discriminação de raça, classe social ou qualquer forma de exclusão, que respeite as diferenças culturais e históricas, com incentive o protagonismo juvenil através das Políticas Publicas de Juventude, possibilitando ao jovem acesso a educação, moradia, emprego, etc..., evitando assim a marginalização da juventude brasileira, que os/a mesmos sejam vistos como sujeitos de direitos, que os/as políticos/as sejam sérios e comprometidos com os valores éticos, que trabalhem para uma nação mais justa, fraterna e solidária e que a cima de tudo defendam  vida  em plenitude para todos/as jovens. 

PARA ONDE MARCHAMOS
Quero a utopia
Quero tudo mais
Milton Nascimento

Queremos despertar jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação a partir da fé para formar líderes capacitados a atuarem na própria PJ, em outros ministérios da igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.
1 - Assumimos o objetivo geral das Pastorais da Juventude do Brasil
Revista PJ a Caminho - Juventude: identidade e pastoral – Carmem Lucia Teixeira, 2003
2 - Para quem não conhece a organização da Pastoral da Juventude do Brasil, vale a pena clarear que a  Igreja do Brasil tem o Setor Juventude, responsável pela articulação e organização da ação com a juventude. A PJB é composta pela: PJ - Pastoral da  Juventude Nacional; PJE – Pastoral da Juventude Estudantil; PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular; PJR – Pastoral da Juventude Rural.
3 - Assumimos o que nossos companheiros/as do Rio Grande do Sul exprimiram em “Nossa Vida, Nossa Fé. Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul. Elementos para a construção do Marco Referencial”. Porto Alegre, julho de 2000. 

Fonte: Pastoral da Juventude: um jeito de ser  e fazer. Orientações  para a caminhada: um CORPO em construção. Org. Lourival Rodrigues da Silva. São Paulo: CCJ, 2009.

PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL

 
A Pastoral da Juventude é a ação dos jovens como Igreja, unidos e organizados a partir dos Grupos de Jovens. É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja.
       A PJ não é apenas uma organização ou uma estrutura como alguns ainda pensam. Na verdade, os grupos de jovens são a base desta pastoral e é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece.

  Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo Pastoral da Juventude.

HISTÓRIA

        A história da PJ começa em 1973,ou até antes com a Ação Católica Especializada: JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica). No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois os sínodos de Medellin e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens.

       Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude para a construção de uma proposta mais orgânica. Assim, a PJ inicia definindo como missão: Somos jovens, cristãos, católicos, organizados como ação da Igreja evangelizando outros Jovens, para que, capacitados, atuemos na própria Igreja e nos movimentos sociais visando a transformação da sociedade em todo o Brasil.



POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...