Postagens mais visitadas

segunda-feira, 27 de março de 2017

RIO PRETO DA EVA/AM


O município Rio Preto da Eva é um dos mais recentes municípios criados no estado do Amazonas, cuja instalação deu-se pela segunda vez em 1981. A maioria do povo de Rio Preto da Eva é da religião católica.
A Lei nº 1, de 12 de abril de 1961, eleva à categoria de município pela primeira vez, sob o Governo de Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, com o nome de Eva, com sede do mesmo nome localizado em um sítio aquém do Rio Preto da Eva, às margens do rio Grande.
Com o advento da Emenda Constitucional nº 12, de 10 de dezembro de 1981, eleva à categoria de município, pela segunda vez, porém com o nome de Rio Preto da Eva, situado a altura do km 80 da rodovia Torquato Tapajós, também denominada como rodovia AM-010, ligando a capital à vizinha cidade de Itacoatiara.
O nome Rio Preto da Eva veio em conseqüência das águas pretas (ou escuras) do rio que banha a localidade (ou aquele município) desembocado no Paraná da Eva. O estabelecimento do município deve-se ao fato de ter sido implantado acolônia agrícola por imigrantes japoneses e alguns colonos brasileiros que se instalaram em fins de 1967, três anos após ter chegado a estrada do Rio Preto, possibilitando a tornar-se município, vindo a ocorrer em dezembro de 1981, conforme deliberação tomada pelo governador José Lindoso.
Geografia
O município de Rio Preto da Eva está localizado no estado do Amazonas, na Mesorregião do Centro Amazonense, que engloba 31 municípios do estado distribuídos em seis microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertence é a microrregião de mesmo nome que reúne dois municípios: Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.


Rio Preto da Eva está distante 79 km ao norte da capital do Amazonas. Seus municípios limítrofes são Presidente Figueiredo ao norte;Manaus ao sul e oeste e Itacoatiara e Itapiranga ao leste e nordeste.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...