Postagens mais visitadas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

OS DERIVADOS DA MANDIOCA




Pé de Moleque
Ele é feito da massa da mandioca que se mistura com a castanha da Amazônia. Bolo regional muito conhecido e apreciado por todos.
Receita:
Ingredientes
Pé de Moleque 1 kg de massa puba, 500 gramas de açúcar, 500 gramas de manteiga, 1 colher de chá e sal, 150 gramas de castanha da Amazônia, Cravinho e erva doce a gosto.
Modo de preparo
Mistura a massa puba com os demais ingredientes e amassa tudo manualmente se for pouca quantidade, se não for bater na batedeira de massa de pão. Depois coloque na forma e em seguida após montado o formato do prato enrolar na folha da bananeira, que dá o toque final e a rusticidade e beleza exótica do mesmo.

A farinha de mandioca é a principal e mais antiga produção agricóla do município de Rio Preto da Eva/Am. Nas comunidades ribeirinhas e das estradasvincinais a mandioca é o cultivo mais popular.
FARINHA DE MANDIOCA
O primeiro subproduto da mandioca foi a farinha-de-guerra, feita pelos índios e chamada pelos colonizadores de farinha-de-pau, que tornou-se componente básico do farnel (saco para provisões alimentícias carregadas m viagens) dos bandeirantes paulistas, e logo de todos os brasileiros. Os diversos tipos de mandioca podem ser agrupados em duas categorias: a mandioca brava (venenosa devido ao seu alto teor de ácido cianídrico) e a mandioca mansa, conhecida também como mandioca doce, macaxeira ou aipim.Os índios, grandes desbravadores e pesquisadores da mandioca descobriram várias outras possibilidades suas, como a fécula da mandioca, também conhecida como goma ou polvilho, que nada mais é do que a sedimentação do suco da mandioca. Quando usada imediatamente é chamada de goma fresca ou polvilho doce (com o qual se faz sequilhos finos); se o suco permanecer em processo de sedimentação por mais quinze ou vinte dias, o que causará fermentação do amido, passa a se chamar goma seca ou polvilho azedo (com o qual de faz pãozinho mineiro e biscoito de polvilho, que chamamos aqui na Bahia de avoador), dado o seu sabor ligeiramente ácido.
Beiju
É com a goma que se faz o beiju, antes também conhecido como cica, membeca, biju, enrodilhado, assu, malampansa, sarapó e caruba, e hoje em dia carinhosamente chamada de tapioquinha em alguns estados brasileiros.
Tapioca
Já a tapioca, é obtida quando se espalha a goma fresca ainda úmida sobre uma chapa ou pedra ao fogo, e ela começa a estourar feito pipoca poduzindo grãos leves e irregulares. É com eles que se faz os bolos e pudins desenvolvidos através das técnicas portuguesas trazidas pelos nossos colonizadores.
Carimã
Há ainda a maravilhosa puba, ou massa de mandioca ou ainda carimã, como chamamos aqui no norte, obtida a partir das raízes deixadas de molho na água de 3 a 5 dias, para fermentarem, serem prensadas e embaladas.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...