HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA EM RIO PRETO DA EVA E OS 41 ANOS DO PADROEIRO SÃO PEDRO APÓSTOLO.
Rio Preto da Eva estava vivendo a transição da passagem de Colônia a Município e as Missas eram realizadas no Centro Ecumênico (Igreja de Cavaco) e por iniciativa do povo Católico com apoio do Pe. Giuliano Frigeni (PIME) São Pedro Apóstolo foi escolhido o Padroeiro do lugar e era preciso construir a Matriz da então Area Pastoral São Pedro, agora a Paróquia São Pedro Apóstolo. E foi assim que Maio de 1981 começou a história do Padroeiro de Rio Preto da Eva. Antes, precisamos relatar alguns fatos que tiveram grande relevância. Por volta do ano de 1968 deu-se início ao movimento religioso da Igreja Católica em Rio Preto da Eva, movimento este realizado ainda nas casas dos Sítios dos moradores as margens da Estrada AM-010, as missas quando realizadas eram presididas pelos Padres Italianos do PIME, que contava com muita dificuldade já que estas missas eram celebradas na maioria das vezes no período da noite, à luz de velas ou de lamparinas, devido à não existência de energia elétrica na região naquela época.
Em 1971 as celebrações passaram a serem realizadas no Centro Ecumênico (Igreja de Cavaco) localizada na Sede da então Colônia Agrícola de Rio Preto da Eva. Temos então o dever de ressaltar o grande trabalho que os Padres Benedito Libano, Franco de Benedetti, Egídio Mezzato, José Cappelletti, GianÂngelo Mentani, Pedro Vignola, Giuliano Frigeni e Massimo Cenci desempenharam de 1968 à 1980 em nossa ainda Área Pastoral das Estradas de responsabilidade da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Bairro de Adrianopólis de Manaus.
Em Maio de 1981 Rio Preto da Eva estava vivendo a transição da passagem de Colônia a Município e as Missas ainda eram realizadas no Centro Ecumênico (Igreja de Cavaco) e por iniciativa do povo Católico com apoio do Pe. Giuliano Frigeni (PIME) São Pedro Apóstolo foi escolhido o Padroeiro do lugar e era preciso construir a Matriz da então recém criada Área Pastoral São Pedro Apóstolo, e em Junho do mesmo anos foi realizado o primeiro Festejos de São Pedro com Novenário nas Casas dos Comunitários e Arraial na Rua Gov. João Valter emfrente do terreno aonde seria construída a Igreja.
O arraial além de animar o povo da Cidade teve como principal objetivo angariar fundos para o início das construções da Igreja Matriz. A partir do início até os meados dos anos 80 ainda no Comando do Pe. Giuliano Frigeni, o trabalho da Igreja Católica se fortalecia no recém criado Município de Rio Preto da Eva e começaram a surgiam as primeiras Comunidades Católicas na Zona Rural (Comunidades: Divino Espírito Santo Km 105 AM-010, São Sebastião do Miriti no Baixo Rio Preto, São Francisco de Assis no Alto Rio Preto, São Sebastião do Água Verde, São Lázaro do 15 de novembro e outras...).
No final do ano de 1985 já com a Igreja Matriz e o primeiro módulo do Centro Social de São Pedro construídos Pe. Giuliano Frigeni deixa os trabalhos da Área Pastoral e no ano seguinte (1986) o Pe. Gino Malvestio assume os trabalhos, criando no mesmo ano a Comunidade de Nossa Senhora de Aparecida no Bairro da 2ª Etapa e em 1987 ampliando a estrutura do Centro Social da Igreja Matriz.
Nos anos de 1988/1989 a Área Pastoral São Pedro Apóstolo ficou na responsabilidade do Pe. Pedro Facci que se destacou pelo forte trabalho Pastoral/Social com as famílias das Comunidades da Cidade e do Interior.
Vista da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo. (1991) |
Pe. Tim deixa os trabalhos da Área Missionária no final do ano de 1994 passando a responsabilidade para o Pe. Giuliano Frigeni que retornava a trabalhar em Rio Preto da Eva após 9 anos da sua primeira passagem pela Cidade, mas na moraria em Rio Preto da Eva, só atenderia as necessidades de Celebrações de Missas nos finais de semana.
Pe. Franco de Benedetti. |
Com a saída do Pe. Franco, Pe. Pietro Anderloni assume os trabalhos na Área Missionária no início do ano 2000, passando a dividir as responsabilidades em 2003 com o Pe. Marco Bennatti.
Início das obras da nova Igreja Matriz (2008) |
Em 2010 já com dezenas de Comunidades Católicas espalhadas pelas diversas localidades do Município e com uma grande estrutura física (prédios) a então Área Missionária São Pedro Apóstolo é elevada a status de Paróquia.
Em 20 de junho de 2015 com a presença de diversos Bispos, Padres, Irmãs e outros Religiosos foi inaugurada a nova Igreja Matriz de São Pedro de Rio Preto da Eva.
Dom Giuliano Frigeni, Dom Sérgio Castriani e Dom Mário Antônio na celebração de inauguração da nova Igreja Matriz de São Pedro. (2015) |
Em agosto de 2016 os Padres do PIME deixam os trabalhos Missionários em Rio Preto da Eva depois de 48 anos de Evangelização, passando as responsabilidades para os Padres Diocesanos da Arquidiocese de Manaus com o comando do Pe. Pedro Cavalcante, sendo auxiliado nos anos seguintes pelos Padres João de Abrantes e Luiz De Lavor.
Hoje nossa Paróquia conta com muitos fiéis de todas as partes do Município (zonas urbana e rural), que dão continuidade a esse lindo projeto de evangelização. Nosso atual pároco Pe. Pedro Cavalcante, diz ser agraciado por Deus pela participação ativa da comunidade nas ações pastorais/movimentos, eventos e nos trabalhos sociais. Que com esse mesmo espírito de fé e vontade, nossas futuras gerações deem continuidade a essa bela história sem fim, que se escreve a cada dia, com a participação de cada um de nós. Que São Pedro Apóstolo interceda por todos que aqui deixaram e continuam deixando os seus nomes marcados nessa maravilhosa história de fé e evangelização do povo Católico de Rio Preto da Eva.
Outros acontecimentos marcantes:
1994 – outubro – Pe. Tim juntamente com famílias da Colônia Cearense residentes em Rio Preto da Eva criam a Comunidade de São Francisco de Assis no Bairro Monte Castelo II. Obs.: A primeira Capela foi construída no morro do terreno ao lado da atual Igreja de cavaco e somente no início dos anos 2000 foi mudada para o atual terreno.
1997 – agosto – Pe. Franco Debenadeti e famílias do então recém criado bairro da Paz fundaram a Comunidade de Nossa Senhora Rainha da Paz, Padroeira do referido bairro. Obs.: A Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz foi a 4ª Comunidade Católica criada na área urbana de Rio Preto da Eva.
2006 – maio – Pe. Marco Bennatti e Pe. Salvatore Cardile juntamente com todas as Comunidades da então Área Missionária São Pedro Apóstolo inauguram o Centro Pastoral João Paulo II.
2006 – maio – Chegam em Rio Preto da Eva as Irmãs Mensageiras de Santa Maria, para ajudar nos trabalhos de Evangelização das Comunidades das zonas urbana e rural do nosso município. Obs.: A residência das Irmãs foi construída no terreno da Comunidade da Nossa Senhora Rainha da Paz no bairro da Paz, onde ainda se encontra atualmente.
2007 – outubro – Foi concluída a construção e inaugurada a Casa dos Padres no terreno atrás da Igreja Matriz ao lado do Centro Pastoral.
A Paróquia São Pedro Apóstolo atualmente é composta por 38 Comunidades, divididas em 4 regiões Paroquiais. O complexo Paroquial formado pela Igreja Matriz, Centro Paroquial, Casa Paroquial e Área de Eventos ficam localizados no bairro do Centro da Cidade de Rio Preto da Eva.
Vista aérea do Complexo Paroquial. |
Pesquisa realizada em junho de 2022 --- por: Elcinei Almeida Pereira
Fonte: *Arquivo Paroquial;
*Arquivo pessoal (Família Almeida Pereira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário