Postagens mais visitadas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Citricultura é discutida em Rio Preto da Eva

PRODUÇÃO DE RIO PRETO DA EVA/AM
MAIOR PRODUTOR DA REGIÃO NORTE.
O município de Rio Preto da Eva, distante 57,5 Km de Manaus, reuniu no último dia 10, autoridades municipais, sindicalistas, técnicos e produtores na sede da APAE para falar sobre citricultura. O evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Preto da Eva objetivou esclarecer aos participantes e alertar as autoridades locais e estaduais, sobre a importância dos cuidados com a fitossanidade dessa cultura, os problemas existentes e as formas de se evitar que doenças como o GREENING e CANCRO CÍTRICO, venham a ocorrer naquele município.
Durante 8 horas, representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Idam, Codesav, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amazoncitrus e produtores locais assistiram palestras proferidas pelo produtor Sebastião Siqueira que abordou a problemática da fitossanidade local, seguido pelo Eng. Agrº. João Lucas Neto da Codesav, que apresentou resultados sobre o levantamento de pragas e doenças que vem sendo realizado semestralmente pela Codesav e Ministério da Agricultuta, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Após as palestras foram realizados debates que culminaram com a redação da “CARTA DA CITRICULTURA DE RIO PRETO DA EVA”, na qual os participantes manifestam suas preocupações com a fitossanidade, solicitando das autoridades federais, estaduais e municipais providências para que estas doenças não venham a ocorrer no Amazonas, assim como ações que venham melhorar a citricultura riopretense, haja vista ser este o grande agronegócio local.

Durante o encerramento e após ouvir a leitura da CARTA, o Prefeito Municipal, reafirmou a parceria para a realização do CENSO da citricultura local, ficando a cargo do Idam e Codesav, o apoio com recursos humanos e veículos/equipamentos. Com o CENSO espera-se quantificar quanto somos? O que temos? Quanto produzimos? Quanto geramos de mão-de-obra? Qual nossa receita, entre outras informações.
Este trabalho deverá estar concluído até a FESTA DA LARANJA/2010, que acontece em julho. Para destacar a citricultura ocupa uma área de aproximadamente 1000 há, com 170 produtores rurais envolvidos, que respondem por uma produção estimada para a safra deste ano de 100 milhões de frutos.

POSTAGEM EM DESTAQUE

NOVA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO DE RIO PRETO DA EVA

                               Nova Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo   Sob estrutura inovadora, a Paróquia São Pedro, ...